Beatles e Shakespeare juntos em show

Não é especialista em Shakespeare nem fez parte dos Beatles. Ainda assim, Chris O'Neill juntou os dois símbolos mais populares da cultura britânica num momento único: A Bard Day's Night, um espectáculo musical que tem estreia agendada para a próxima segunda-feira em Gateshead, Inglaterra. Em palco vão estar versos do autor de Romeu e Julieta ou Hamlet cantados segundo as regras da cartilha dos Fab Four. Tudo de acordo com uma mensagem recebida por Chris O'Neill durante um sonho. Contou a história à BBC, e lembrou que a mensagem subliminar surgiu-lhe numa noite em que viu "os Beatles viajarem no tempo, até à era de Shakespeare". Esta visão ganha corpo ao vivo num one man show assinado por O'Neill, devoto dos Beatles há muito e que veste a pele de Paul McCartney numa banda de tributo aos quatro de Liverpool: os Backbeat Beatles.

Nunca o músico amador foi adepto de William Shakespeare. Na realidade, nem a escola lhe revelou os escritos do histórico inglês. Chris O'Neill aproveitou assim este "chamamento cultural" para conhecer o autor, reunindo obras e explorando as respectivas construções literárias. "Com os textos na minha frente, o desafio estava em adaptá-los ao piano", confessou O'Neill. As maiores dificuldades encontrou-as na hora de transformar discursos eloquentes em refrões pop. "Por vezes, a métrica e toda a relação entre as palavras não é o terreno mais provável para a construção de uma canção", confessou. Mas lembrou que nem tudo foram obstáculos: "Os sonetos foram a parte mais fácil de transformar. Na realidade, trata-se de obras perfeitas
para musicar." O resultado final cruza poesia com excertos de peças de teatro, gerando títulos tão sugestivos como Shall I Compare Thee ou Blow, Blow, Thou Winter Wind.

O projeto já recebeu mesmo comentários assinados por acadêmicos especializados em literatura. Adam Hansen, professor na Universidade de Northumbria, assegura: "Shakespeare fez uso da canção popular nas suas peças. Nem todas as pessoas tinham acesso ao teatro por isso era através da criação de baladas que as suas criações chegavam aos públicos menos
prováveis." O mesmo especialista adiantou à BBC que "os sonetos são perfeitos para este
tipo de trabalho, já que a sua estrutura deriva da canção italiana. Chris O'Neill procurou dar nova vida a este método", concluiu. O autor do espectáculo espera agora que o seu projecto possa ser
transformado num musical de maior escala em 2009, isto se o feedback da parte do público for o esperado.