Paul McCartney e John Lennon não se inspiraram em Donetsk para escrever "Back in the U.S.S.R." e citar as "garotas da Ucrânia" na música que abre o famoso "White Album" dos Beatles, lançado em 1968. Mas Donetsk se inspirou neles e tornou-se a primeira, e talvez única, cidade de uma ex-república soviética a construir um monumento para a banda inglesa.
A estátua de Lennon, McCartney, Ringo Star e George Harrison foi inaugurada em 2006 e está localizada na parte central de Donetsk. Faz parte de um complexo chamado Art Liverpool, que conta com um restaurante decorado como um pub inglês e um hotel, onde estão hospedados a maioria dos jornalistas estrangeiros trabalhando na partida entre Shakhtar e Barcelona pela Liga dos Campeões.
O monumento aos Beatles é feito em plástico pintado de bronze e conta com caixas de som que tocam músicas do grupo o dia inteiro. Atrás das estátuas há um mosaico no formato da bandeira do Reino Unido.
Numa cidade invadida por turistas, principalmente russos, por causa da presença do Barcelona, o monumento aos Beatles virou parada obrigatória para fotos. Até porque não são muitos as atrações de Donetsk. A obra fica a menos de 20 minutos de caminhada até a Donbass Arena, estádio do Shakhtar Donetsk.
Em 2008, Paul McCartney apresentou-se pela primeira vez na Ucrânia, num concerto gratuito para 200 mil pessoas na capital Kiev. O país não faz parte da turnê do ex-Beatle, que passou por São Paulo e Porto Alegre em 2010 e estará no Rio de Janeiro em maio.