John Lennon & Yoko Ono - Unfinished Music Nº 2: Life with the Lions (1969)

Os primeiros anos do romance entre John e Yoko não foram nada fáceis. Apesar de estarem profundamente apaixonados, eles tiveram que sofrer muito quando assumiram publicamente seu romance. Yoko havia conseguido despertar a ira dos outros integrantes dos Beatles com sua presença constante nos estúdios, das fãs dos Beatles, que sentiam ciúmes de qualquer mulher que se aproximassem deles, dos fãs que já conseguiam notar a dispersão do John com relação à banda, da Cynthia Lennon (que por sua causa estava se separando do John), da crítica, que não conseguia entender um disco tão "medíocre" como aquele no nú na capa - sem falar no igualmente problemático relacionamento da Yoko com o seu ex-marido. Pra piorar a situação ainda mais, Yoko, que estava grávida, havia sofrido um aborto. Só restava ao casal Lennon afogar as mágoas em mais um disco "experimental".

Esse disco, a exemplo do anterior, apresentava não as belas canções que o mundo estava acostumado a ouvir na voz do Lennon, mas outra coleção de ruídos, gritos, sons distorcidos, etc. Desta vez, porém, havia a participação de uma banda! A primeira parte desse disco foi gravada em Cambridge, no Lady Mitchel Hall, em 3/3/69. Algumas "músicas" são executadas do jeito que já dá pra imaginar: sem o mínimo de coerência musical, uma verdadeira anarquia. Apesar disso, a apresentação tem uma grande importância histórica: foi a primeira vez que um beatle se apresentava solo, acompanhado por outra banda. Outra novidade era lançada com o disco: o selo Zapple, criado só para dar suporte a esses discos experimentais dos Beatles em voos solo.

A outra parte do disco foi gravado no hospital em que Yoko ficou internada durante o trágico acontecimento (o aborto). Na capa, John aparece deitado no chão do hospital, enquanto a Yoko repousa na cama. É que, por causa de uma emergência, a cama do acompanhante teve que ser usada em outro paciente. John, pra não ficar longe da Yoko naquele momento de dor, acampou ali mesmo, ao lado. As loucuras sonoras lembram as do Two Virgins, mas agora em tom sério, de pesar: ele havia gravado as batidas do coração do bebê, o que virou uma faixa; em uma outra silêncio total; na grande maioria a Yoko sussura frases, canta, conversa com o John. A essa altura não existia nada pra Lennon além da sua vida com a Yoko, e esse disco foi o recado. Não é à tôa que o casal Lennon se sentia "vivendo com os leões".

Produção: John lennon e Yoko Ono
Lançamento: 09/05/1969 (EUA) e 26/05/1969 (UK)
Músicos: John (guitarra); Yoko (vocais); John Tchikai (Saxofone); John Stevens (percussão).

Lado 1:
01. Cambridge 1969
Lado 2:
01. No Bed for Beatle John
02. Baby's Heartbeat
03. Two Minutes Silence
04. Radio Play