Os Beatles juntos em 1974???




Você sempre se perguntou o que aconteceria com os Beatles se eles não tivessem acabado? Ou então, sempre quis saber como seria uma reunião dos Beatles, certo? Pois é, isso pode ter acontecido, ainda nos anos 70!

O que você faria se descobrisse que um colecionador tem uma fita gravada pelos Beatles em 1974, e produzida por George Martin, onde eles gravaram 5 canções inéditas? E se descobrisse ainda, que essa fita foi encontrada recentemente, e será vendida pela internet, a quem possa interessar? Talvez você não acredite... mas isso realmente ocorreu. Não, não a reunião, esse fato a gente analisa depois.

A FITA

O que ocorreu foi que um colecionador soltou essa informação na internet, dizendo que tinha a fita original, de 1974, gravada pelos 4 Beatles e produzida por George Martin, numa tentativa de reunião que não deu certo. Na fita, há - supostamente - 5 (cinco) canções novas e completamente inéditas.

A fita teria sido mantida em segredo, e apagada alguns dias depois, justamente pelo fato de não ter dado certo. Ainda segundo o colecionador, as sessões não correram bem, devido à constante presença de Yoko Ono no estúdio.

A sessão teria sido gravada no Davlen Studios, e foi adquirida por um amigo desse colecionador num leilão feito no estúdio, quando o mesmo foi fechado, há alguns anos. A fita foi apagada usando carga magnética. A coisa funciona da seguinte maneira: um aparelho magnético, onde você passa a fita por dentro, e a descarga magnética é tão alta que apaga o conteúdo da fita. Isso foi muito usado nos anos 70 e 80, e até hoje alguns aparelhos desse tipo podem ser encontrados.

Agora você pergunta: "mas se a fita foi apagada, como a estão vendendo?". Esse é o negócio. Uma fita apagada em 1974 com essa tecnologia, hoje é perfeitamente recuperável, devido às evoluções naturais que ocorreram nesses trinta anos. Há, é claro, uma grande perda de qualidade, mas ainda assim, se tratando de uma fita inédita dos Beatles, o que vier é lucro.

A REUNIÃO

Agora, vamos partir para a análise dos fatos, e histórica, da possível reunião.

Como você já leu acima, ela teria ocorrido em 1974, no extinto Davlen Studios. Ainda há um enorme estúdio com esse nome em Los Angeles, muito famoso por sinal, onde gravaram Grateful Dead, Deep Purple, Kiss e Gary Moore, entre outros.

Em 1974, John estava morando em Malibu, George estava fazendo uma turnê pela América do Norte, Ringo estava morando na Califórnia, e Paul em Nova York, querendo gravar um disco com o pseudônimo "Suzy & The Red Stripes", o que nunca aconteceu.

Lennon, durante o "fim de semana perdido", que acabou durando 18 (dezoito) meses, período esse em que ficou separado de Yoko Ono. Durante uma entrevista concedida à Elliot Mintz, John fala que uma reunião dos Beatles até seria possível, pois aquela era uma época em que as brigas tinham cessado. Se John estava separado de Yoko, como é que ela estragou as sessões?

George, durante sua turnê, sempre que perguntado sobre um possível retorno dos Beatles, era rude nas respostas, chegando a dizer pra Rolling Stone uma certa vez que "se o público só quer pensar em Beatles, que vá ver um show dos Wings!". Há ainda a história de que George chamou John pra tocar no seu show em Nova York, e John teria recusado, o que causou uma tensão entre os dois. O fato é que - isso ocorrendo ou não - eles nunca mais se falaram. No ano de 1975, quando os Wings fizeram uma turnê mundial, enquanto estava em Nova York, Paul respondia à mesma pergunta: "porquê você não pergunta à eles?".

Porém, em 1974, ele havia se reaproximado de seu melhor amigo, John Lennon. Isso resultou numa semi-reunião dos Beatles, onde John e Paul, acompanhados por Harry Nillson, Stevie Wonder e Bobby Keys, comandaram uma sessão de 30min, bêbados, onde não conseguiram tocar quase nada. Apenas uma versão de "Lucille" (de Little Richard) e uma de "Stand By Me" (de Ben E. King), que John gravou no seu álbum Rock And Roll, gravado pouco tempo depois, é que são realmente audíveis.

Ringo sempre foi sentimental sobre a separação dos Beatles, e em 1973 havia trabalhado com os três em seu álbum "Ringo". John Lennon e George Harrison tocam em "I'm The Greatest", e Paul McCartney participa em outras duas canções. Em 1974, John compôs a faixa título do LP "Goodnight Vienna", que também trazia George em outra faixa.

1974 certamente é o ano em que os Beatles estiveram mais próximos de uma reunião. Mas se isso realmente tivesse acontecido, numa época em que essa era uma questão que bombardeava os quatro ("Os Beatles vão voltar?"), é quase impossível de acreditar que se essa tentativa de reunião tivesse mesmo acontecido, seria mantida em segredo por quase 30 (trinta) anos.

Alguns detalhes foram divulgados:

Os títulos das cinco canções também foi divulgado, e são os seguintes:
1. Back Again
2. Happy Feelin'
3. Little Girl
4. People Of The Third World
5. Rockin' Once Again;

A caixa da fita tem um adesivo colado com a seguinte inscrição: "Martin, John, Paul, Rich, George", sem nenhum detalhe extra;

Um adesivo diz que essa é a "master reel no. 1", e traz a data "11-2-76", o que é curioso, já que dizem que a fita é de 1974;

No mesmo adesivo com todas essas informações, está ainda a inscrição "W.E.A";

Ironicamente, outro adesivo adverte: "recorded program material - keep away from magnectic field".

CONSIDERAÇÕES

Como você viu, a fita será vendida em um leilão, via internet. O colecionador, aparentemente, é confiável, pois é um fã/publicitário/produtor de filmes, e deu-me, via e-mail, o endereço e telefone para contato comercial.

E se considerarmos que isso tudo está sendo divulgado pouco depois do lançamento do álbum "Let It Be... Naked" (projeto que demorou 30 anos pra ficar pronto), um dia após o aniversário de dois anos de morte de George Harrison, uma semana antes do aniversário de morte de Lennon, e na mesma semana que a venda em leilão do último autógrafo de Lennon.

Isso tudo, porém, não garante que isso seja realmente falso. E - sendo ou não - é um mistério que não durará muito: é só alguém comprar a "The 1974 Failed Reunion Master Tape" no tal leilão...

Um expert internacional garante que isso não passa de uma velha brincadeira de primeiro de Abril, e enquanto alguns fãs continuam céticos sobre isso, e se recusam a acreditar, outros já admitem a remota possibilidade disso ser verdade, apenas desconsiderando os títulos das canções, que nunca foram antes citados.

Por Vitor Suman