O que John Lennon e Paul McCartney faziam nas horas vagas? Compunham as mais maravilhosas canções que o mundo já viu, é claro. Mas, vocês acham mesmo que eles só compuseram aquelas canções? Claro que não! Muitas outras ficaram de fora porque, segundo eles, não eram tão boas quanto o nível dos Beatles. Não que as canções não fossem realmente boas, mas porque, segundo eles, não eram "Beatles o suficiente". Muitas dessas canções foram dadas para a dupla Peter & Gordon.
A dupla se conheceu na
Westminster Boy's School e tinham muitas coisas em comum (o fato de os dois serem filhos de médicos, por exemplo), e decidiram formar uma dupla de folk, Gordon & Peter, onde tocavam em vários eventos escolares e em alguns clubes de folk no Soho. Depois eles trocaram a ordem dos nomes simplesmente porque achavam que soava melhor.
Eles viraram destaque a partir do momento em que eles tocaram no
Pickwick Club, em janeiro de 1964, quando a cena Beat tinha transformado totalmente a indústria musical, a tal ponto que os homens da
A&R (EMI) procuravam incessantemente novos talentos.
Gordon Truenan Riviere Waller nasceu em Braemer, Escócia, no dia 4 de junho de 1945.
Peter Asher nasceu em Londres no dia 22 de junho de 1944. Uma das irmãs de Peter era Jane Asher, uma atriz que, como a maioria sabe, foi a namorada de Paul McCartney até meados de 1968.
Peter decidiu falar com Paul para ele lhes dar uma canção para gravarem. Eles já tinham mandado 63 fitas para gravadoras antes de assinarem com a
Columbia e terem gravado uma canção chamada 'If I Were You', mas Peter imaginou que uma canção escrita por um Beatle poderia se tornar um hit mais facilmente. Paul decidiu então completar uma canção que estava inacabada, 'A World Without Love', e a dupla teve seu lançamento de estréia em fevereiro de 1964. O disco, que também tinha versões para 'Lucille'e '500 Miles', estourou mundialmente: vendeu 550 mil cópias no reino Unido e 1 milhão no resto do mundo.
Ainda em 64 lançaram o disco 'I Don't Want To See You Again', que tinha não só a faixa título assinada por Lennon&McCartney, como também 'Nobody I Know'. O single também vendeu 1 milhão. Peter & Gordon foram para os Estados Unidos estrelar o
Ed Sullivan Show, se tornando assim uma grande atração teen.
O próximo disco, 'I Go To Pieces', uma canção dada por Del Shannon, não causou muito impacto no Reino Unido, mas chegou ao 9º lugar nos Estados Unidos. Então Paul resolver tentar uma coisa: ele faria outra canção para a dupla, mas ao invés de aparecer "Lennon&McCartney" nos créditos, apareceria o nome fictício "Bernard Webb". Ele queria saber qual seria a repercurssão de seu trabalho sem o selo "Beatles" ligado a ele. A canção se chamava 'Woman'e chegou ao 28º lugar no Reino Unido e 14º nos Estados Unidos.
Eles também lançaram outro hit, 'Lady Godiva', em 1967, e mais dois outros singles: 'Sunday For Tea' e 'The Jokers', ambos frcassos muscais que nem chegaram às paradas britânicas.
Do repertório dos Beatles, eles também gravaram 'If I Fell', 'A Taste Of Honey' e 'Till There Was You'. Outras canções gravadas por eles: 'When I Fall In Love', 'Love Is a Many Splendoured Thing', 'To Show I Love You', 'All Shook Up', 'Crying In The Rain' e 'To Know Is To Love You', de Phil Spector, melhor gravada pelos Beatles nas sesões da BBC.
No final de 1967 Peter sugeriu a Gordon que eles se separassem para tentar seguir carreira solo. Gordon lançou alguns discos, mas sem muito sucesso. Peter foi trabalhar na Apple, e logo conseguiu um contrato para empresariar o cantor americano James Taylor. Mais tarde ele foi para os Estados Unidos e, além de Taylor, empresariou também Linda Rondstadt.
Gordon nunca mais obteve sucesso gravando discos. Em 1973 ele participou de uma peça de teatro musical chamada "Joseph And His Amazing Technicolor Dreamcoast", no Festival de Edinburgo, que passou por Londres e pela Austrália. Mais tarde ele se tornou sócio de uma companhia que fazia comerciais para rádio. Recentemente a EMI lançou uma coleção de 3 CDs com as músicas da dupla. Ao todo, eles gravaram 6 álbuns.
Apesar de não serem mais parceiros musicais, a dupla se reunia esporadicamente (e muito raramente) em eventos especiais, como em 2005, em benefício ao amigo Mike Smith (da banda Dave Clark Five), que encontrava-se hospitalizado. Gordon Waller morreu em 21 de julho de 2009, aos 64 anos, de ataque cardíaco.
Discografia In Touch With... (1964)
Peter And Gordon (1964)
World Without Love (1964)
Hurtin' 'N' Lovin' (1965)
I Don't Want To See You Again (1965)
I Go To Pieces (1965)
True Love Ways (1965)
Best Of Peter And Gordon (1966)
Peter And Gordon Sing & Play The Hits Of Nashville (1966)
Somewhere (1966)
Woman (1966)
In London For Tea (1967)
Knight In Rusty Armour (1967)
Lady Godiva (1967)
Hot Cold & Custard (1967)
Best Of Peter And Gordon (1983)
Hits Of Peter And Gordon (1983)
Best Of Peter And Gordon (1991)
Ultimate Peter And Gordon (2001)
Definitive Collection: Knights In Rusty Armour (2003)