Para a música, cuja versão original foi lançada no dia 21 de setembro por causa da realização do Dia Internacional da Paz, o colombiano apostou em destacar na letra a necessidade de aproveitar a ocasião.
"Pelos que vêm, pelos que chegarão, por tantos anos sonhando com a paz, pelos milhões que se foram sem razão, por esta terra que merece algo melhor", compôs Fonseca.
A nova canção representa uma "mensagem de paz" para a Colômbia em um período de sua história tão "promissor". Tudo surgiu na quinta-feira, quando Fonseca recebeu um e-mail da equipe do músico inglês com a sugestão de parceria, embora para isso seria necessário compor e gravar sua contribuição no mesmo dia. Em pouco mais de sete horas, tudo estava pronto. Fonseca disse que, para ele, este tema "significa muito" devido ao significado e à importância e à influência que os Beatles têm e tiveram em sua música. "O primeiro disco que eu tive em minhas mãos foi 'Help', dos Beatles, e, para mim, 'Yesterday' foi uma das canções mais importantes da minha vida", explicou.
O colombiano disse que conseguiu escutar nesta sexta-feira o resultado final do trabalho, que também contou com a colaboração de Richard Page e Colin Hay, assim como jovens cantores com um grande número de seguidores nas redes sociais. "Ficou incrível, a verdade é que é um tema muito emocionante. É exatamente isso que necessitamos agora na Colômbia", disse Fonseca, recentemente indicado a três categorias do Grammy Latino.