The Beatles Cartoon, a série animada dos Beatles


Os Beatles fizeram sucesso em todas as mídias. O cartoon foi apenas mais uma delas, um veículo importante para popularizar os Fabs também entre as crianças menores. Produzida em 1965, logo após o boom da Beatlemania nos Estados Unidos, a série de desenhos animados dos Fab Four veio ao mundo pelas mãos de Al Brodax, da King Features, para a rede de TV americana ABC. Os primeiros esquetes dos personagens foram elaborados por Peter Sander, e as animações ficavam a cargo da TVC (TV Cartoons Ltd.), de Londres (a mesma equipe responsável por Yellow Submarine), e da Astransa, de Sidney, Austrália, com ajuda também das equipes do Cine-Centrum (Holanda) e CanaWest (Canadá).

As histórias eram simples - os scripts surgiam com facilidade, já que eram baseados nas mais populares músicas dos Beatles - e os personagens eram fáceis de desenhar. Os animadores se inspiravam na postura dos Beatles em fotos e apresentações ao vivo, bem como nos filmes A Hard Day's Night e Help!. Por isso, não era raro que algumas animações fossem realmente muito parecidas com a "vida real". A orientação dada aos desenhistas e animadores sobre os personagens era mais ou menos assim: John deveria parecer o líder (era o mais alto no desenho), Paul o mais estiloso e elegante. George era um pouco curvado e suas pernas longas e finas eram a característica mais marcante, enquanto que Ringo destacava-se como o mais desconjuntado, um visual coerente com as palhaçadas que fazia.

A dublagem das vozes dos Beatles no desenho era feita por dois atores, o americano Paul Frees (John e George) e o inglês Lance Percival (Paul e Ringo). O produtor Al Brodax optou por americanizar os Beatles, eliminando o sotaque de Liverpool, para que as crianças americanas pudessem entender melhor e identificar-se mais. Isso gerou uma polêmica na época - especula-se que os próprios Beatles não teriam gostado da americanização, muito embora John Lennon tenha dito que assistia a alguns episódios reprisados nos anos 70 em New York. Talvez esse tenha sido o motivo pelo qual a série só tenha sido exibida na Inglaterra em meados dos anos 70, e mesmo assim sem ter uma audiência tão fantástica quanto poderia.

Cada meia hora de programa consistia de 2 episódios e 2 sing-alongs (animações de músicas dos Fabs, nas quais as versões animadas de John, Paul, George e Ringo encorajavam os espectadores a cantar junto seus maiores hits, acompanhando a letra que era exibida na parte inferior da tela). Outro destaque eram as "pontes" entre o programa e os intervalos comerciais, que eram vinhetas cômicas que geralmente tinham Ringo como protagonista. Ringo também era o "rei" das vinhetas de introdução dos sing-alongs. Nelas, John, George ou Paul sempre falavam algo que era interpretado errado por Ringo, que acabava fazendo alguma palhaçada que estimulasse a audiência a cantar com eles. Nos 39 episódios produzidos para a série, as mais diversas músicas foram temas de episódios e dos sing-alongs - as primeiras foram "I Want to Hold Your Hand" e "A Hard Day's Night", mas até mesmo "Komm Gib Mir Deine Hand", a versão alemã de "I Want to Hold Your Hand", foi utilizada em um episódio.

A première na ABC ocorreu num sábado, dia 25 de setembro de 1965, às 10h30 da manhã, e o show foi um sucesso imediato, atingindo um nível de audiência inédito para um programa matutino. Depois do sucesso da primeira temporada, Al Brodax cogitou produzir 4 especiais de animação para o horário nobre. Esses planos, bem como os de fazer outras séries de cartoons baseadas em grupos musicais (Herman's Hermits e Freddie and the Dreamers seriam os próximos), nunca se concretizaram.

O desenho animado dos Beatles foi exibido nos Estados Unidos de 25/09/65 até 20/04/69, sendo que as duas últimas temporadas (de 68 e 69) foram reprises dos cartoons originais. A série perdeu terreno durante a segunda temporada, quando enfrentou a concorrência do desenho "Space Ghost" na CBS, parte de uma programação de manhã de sábado que incluía ainda "Frankestein Jr.", "Os Impossíveis" e "Super Mouse", dentre outros. No outono de 1968, a série foi deslocada para as manhãs de domingo, onde permaneceu até sua última exibição em 1969. Depois disso, houve diversas reexibições, e a última de que se tem notícia ocorreu em 1990, no Disney Channel.