Há 20 anos era lançado o Portal Beatles Brasil


A revista de maior circulação no Brasil, VEJA, foi a primeira a divulgar o PORTAL BEATLES BRASIL, na sua edição 1.689, coluna “Hipertexto” pg. 66, lançada na meia-noite do dia 24 pro 25, exatamente no mesmo horário que estava sendo enviado pro servidor o arquivo Index desse site. Nossos agradecimentos à Veja, à Editora Abril e especialmente à jornalista Liane Faccio.

Criado por iniciativa do webdesigner José Carlos Almeida (Itabuna-BA – eu mesmo!), com colaboração do The Beatles Fun Club Brazil, do falecido Ze Lennon (Porto Alegre-RS), o PORTAL BEATLES BRASIL funcionava, na época, sob o domínio thebeatles.com.br (atualmente apontado para o site oficial TheBeatles.com). A idéia surgiu em uma lista de discussões do Yahoogrupos. Pra quem não conhece esse serviço, era o mais próximo de uma rede social que tínhamos na época, e funcionava por email. A Lista Beatles Brasil já funcionava há pelo menos 3 anos, mas ainda havia  necessidade de um site colaborativo, que não fosse no padrão “fã clube”, onde geralmente havia um dono, que mantinha uma publicação (geralmente fanzines xerocados).

É interessante lembrar: na época não existiam sites e plataformas que, nos dias atuais, é dificil até imaginar o mundo sem elas. Dá pra imaginar um mundo onde não existia Facebook, Orkut, Instagram, WhatsApp, YouTube, Spotify, Deezer… nem mesmo o Google? Pois era assim na época. Mas utilizando as ferramentas disponíveis (comunicação por email, programação em HTML etc), criamos o site que, no começo, ainda tinha menos de 20 textos publicados, mas que foi o suficiente para atrair um verdadeiros exército de grandes fãs, todos munidos de grande vontade de divulgar, cada um no seu cantinho do Planeta Terra, a obra maravilhosa dos Beatles. Também é divertido lembrar da quantidade de sites e serviços que eram importantíssimos na época, mas que foram simplesmente descontinuados, como por exemplo, o próprio Yahoogrupos. Numa rápida lembrança, posso citar ICQ, MSN, Zipmail, Usina do Som, Cadê?, Altavista, Geocities, ForumNow e tantos outros. Já na época, o Portal Beatles Brasil mantinha perfis ou serviços de alguns desses sites – como atualmente fazemos com o Instagram, Facebook, WordPress, Blogspot e grupo de WhatsApp. Sempre tendo o site principal como o centro de tudo.

O site foi planejado para ser lançado no dia do aniversário de George, que na época já passava por sérios problemas de saúde e mantinha-se em tratamento contra o câncer. Foi o seu último aniversário, já que ele partiu para a eternidade justamente naquele ano, no triste dia 29 de novembro.

20 anos não é pouco tempo. Mas o amor pelos Beatles é muito maior do que qualquer desgaste que ele possa causar. É um amor que atravessa décadas e gerações, passando de pais para filhos. Por isso, mesmo sem qualquer tipo de apoiador ou patrocinador, vamos tocando o barco pela frente. Qualquer atividade ligada aos Beatles alimenta a alma. Só resta agradecer. A Deus, aos fãs (alguns dos quais nos acompanham desde a primeira semana até hoje) e aos colaboradores, cujos textos enriquecem nossa base de dados (cerca de 1.500 publicações no site/quase 7 mil no Instagram/mais alguns milhares no Facebook). MUITO OBRIGADO A TODOS!

Tudo passa, menos o nosso amor pelos Beatles.