Beatles serão usados em anúncios

O catálogo musical dos Beatles será disponibilizado ao setor empresarial para que as músicas mais famosas do grupo possam ser utilizadas em anúncios publicitários, informa a edição desta quinta-feira do jornal britânico *The Times*.

Os detentores do catálogo querem permitir que as músicas sejam usadas por algumas marcas, a fim de consolidar a reputação musical do quarteto de Liverpool.

Há vinte anos, o grupo musical pediu US$ 15 milhões da Nike pelo uso não autorizado da música *Revolution* em uma campanha publicitária. Até hoje, poucos temas musicais dos Beatles receberam permissão para ser utilizados em comerciais, sob a condição de serem gravados por outros artistas.

As ofertas pela música dos Beatles estão sendo estudadas pela Sony/ATV Music Publishing, donos dos direitos das 259 músicas de John Lennon e Paul McCartney, segundo o *Times*.

A Sony/ATV Music Publishing espera conseguir acordos semelhantes ao conseguido pela Microsoft para o uso de *Start Me Up*, dos Rolling Stones, em uma campanha publicitária mundial.

O *Times* diz que o primeiro acordo foi com a marca de fraldas Luvs, da Procter & Gamble, que faz um trocadilho com a canção *All You Need is Love*, trocada por *All you need is Luvs*.

A Sony/ATV Music Publishin não precisa do aval dos dois Beatles vivos - Paul McCartney e Ringo Starr - para fechar os acordos. No entanto, o diretor-executivo da Sony/ATV, Martin Bandier, acredita que há uma "obrigação moral" de analisar o uso dos catálogos com McCartney, Starr, Yoko Ono (viúva de Lennon) e a família de George Harrison (que morreu em 2001).