Depois de passar quase meio século jogado no fundo de uma gaveta, um vídeo inédito com imagens de um show dos Beatles foi encontrado por um fã. Drew Dimmel estava limpando a casa de seus pais quando encontrou o rolo de 8 milímetros em uma caixa que guardava fotos. A seqüência, muda e colorida, foi gravada durante um show do quarteto britânico em Kansas, nos Estados Unidos.
Para registrar o show da banda, Dimmel convenceu seu pai a emprestar sua câmera "novíssima", segundo ele. Ele e o irmão mais novo já tinham planejado como burlariam as regras rígidas que impediam a filmagem do espetáculo. Ao se aproximar do palco, no entanto, a estratégia do garoto, que na época tinha 15 anos, foi frustrada por um policial. "Eu ia ficar na frente do palco e filmar o show, mas, quando as luzes foram acesas um policial nos disse para encontrar nossos lugares", lembrou, segundo o jornal britânico Daily Telegraph.
Essa cena foi presenciada por um repórter que, por sorte, era amigo de seu pai. O jornalista se ofereceu para ficar com a câmera e prometeu tentar capturar algumas imagens. "Eu o agradeci e entreguei a câmera novinha do meu pai para uma pessoa completamente desconhecida", firmou. Após o fim do show, o garoto foi a uma loja e pediu para revelar o conteúdo. Ansioso, chegou em casa e foi direto para conferir os 31 minutos gravados. No fim, Dimmel guardou o rolo na gaveta e esqueceu completamente de sua existência.
Há dois meses, as imagens, agora raras, foram encontradas pelo homem, hoje com 59 anos, durante uma faxina. Centenas de colecionadores estão esperando o leilão, que deve acontecer numa casa britânica, para dar seu lance. O show, ocorrido num estádio do Kansas, foi controverso por conta da impopularidade de Charles Finley, dono do time de beisebol local. Na ocasião, a imprensa local tentou boicotar o concerto em protesto contra Finley e, como resultado, o estádio não atingiu sua lotação — tinha apenas metade da sua capacidade ocupada.