Beatles na Internet foi engano

A empresa norueguesa NRK colocou no ar 14 podcasts com músicas dos Beatles que puderam ser baixados de graça por menos de 24 horas até que houve uma notificação de que a medida era ilegal. A NRK chegou a anunciar que podcasts com todas as 212 músicas gravadas pelo quarteto de Liverpool iriam para a rede antes de dar conta do engano.

O anúncio original afirmava que a empresa Tono, detentora dos direitos autorais dos podcasts, autorizara a NRK a liberar o material na web mas depois foi constatado que uma cláusula do contrato liberava apenas o material que foi ao ar nos últimos quatros meses. Como os podcasts dos Beatles são de 2007 a liberação não foi possível.

Não existem fonogramas dos Beatles que possam ser baixados legalmente pela internet. A banda é o último grande nome do rock que ainda não chegou a um acordo embora negociações se arrastem há anos entre a Apple dos Beatles, a Apple do iTunes e a gravadora EMI. Em novembro, Sir Paul McCartney disse que as conversações sobre o assunto tinham "travado".