Paul McCartney comemora 72 anos com volta aos palcos

Em maio deste ano, Paul McCartney deu um grande susto em seus fãs. Por meio de uma nota oficial divulgada nas redes sociais, o músico anunciou o cancelamento de alguns shows por motivos de saúde. Sem especificar o problema, contou apenas que havia contraído uma infecção causada por um vírus. Mas agora todos podem respirar tranquilos: ele já programou sua volta aos palcos para as próximas semanas. E o retorno não poderia acontecer em melhor momento, afinal, nesta quarta-feira (18) ele comemora mais um aniversário.

Dos 72 anos do britânico, 58 foram dedicados à música. A história começou quando, após a morte precoce da mãe, seu pai, Jim, passou a incentivá-lo a tocar trompete. Na época, tinha 14 anos de idade. Depois vieram o violão e o piano.

Em 1957, aos 15, Paul assistiu ao show de uma banda chamada Quarrymen em Woolton, subúrbio de Liverpool, e ficou encantado. Imediatamente fez amizade com o vocalista, John Lennon, que o convidou para participar do grupo. A dupla escreveu algumas canções em parceria e, pouco tempo depois, chamou outro amigo, George Harrison, para se juntar a eles. O último integrante foi o baixista Stuart Sutcliffe.

Os Quarrymen mudaram de nome várias vezes, até que decidiram se chamar The Beatles. Em 1961, começaram a ficar populares no cenário inglês e se apresentaram em diversos clubes, incluindo o Cavern Club. Apesar da ascensão, Stu decidiu abandonar o projeto, “obrigando” Paul a assumir o contrabaixo. Em seguida foi a vez de Pete, o então baterista, deixar o grupo, que escolheu Ringo Starr para substitui-lo.

Daí para frente, a história dispensa explicações. A banda ficou cada vez mais popular, foi responsável por mais uma explosão mundial do rock e criou hits que são regravados repetidas vezes ainda hoje.

O fim veio em 1970 após uma série de desentendimentos entre os integrantes. Uns colocam a culpa em Yoko Ono, outros em Lennon, outros no próprio Paul. Enfim... O importante é que ele não abaixou a cabeça e no mesmo ano anunciou o primeiro disco de estúdio da carreira solo. E pasmem: em McCartney, gravou todos os instrumentos e todos os vocais.

Entre um período e outro da carreira solo, Paul ainda atuou ao lado da banda Wings, montada com sua ex-mulher, a fotógrafa e pianista Linda McCartney, com quem ficou de 1969 a 1998 (quando ela morreu vítima de um câncer). Ele também foi casado com a modelo Heather Mills (de 2002 a 2006) e com a empresária Nancy Shevell (desde 2011) e tem cinco filhos: Stella, James, Mary, Heather e Beatrice.

O retorno da atual turnê, Out There, deve acontecer no início de julho nos Estados Unidos.