Quando se fala em Liverpool, noventa por cento das pessoas pensam em Beatles, oito por cento no Liverpool Football Club e dois por cento no Echo and the Bunnymen. Mas, falando nela, a terra santa da beatlemania tem um nome que desperta interpretações variadas a respeito da sua origem.
Quem entretanto sabe o que o nome significa? Por curiosidade fui buscar detalhes na história da cidade, no site oficial de Liverpool. Lá consta uma série de teorias a respeito do surgimento do nome, antes lembrando que a região, na altura da sua fundação em 1207, no reinado do Rei John (!!!) era tida como “o lugar o qual os homens de Lyrpul chamam de Litherpul”. Neste caso, a palavra gótica “lide” ou “Lither”, significando “mar”.
No idioma gaélico, “Llyvrpwl” significa “piscina de confluência” ou “resultado da inundação de duas ou mais correntes marítimas”, uma outra possibilidade, já que a região portuária recebeu pioneiros oriundos do País de Gales, dentre outros tantos.
Mas ainda existem outras teorias, como a ligação com o nome de um suposto pássaro local, o “liverbird”, do qual muitos discordam da existência, afirmando que o verdadeiro pássaro símbolo do lugar seria a águia de St. John, o que significa que o nome liver não pode ser atribuído ao pássaro.
Há também uma planta aquática chamada “liverwort”, que poderia ter alguma relação com a origem do nome.
De qualquer maneira já temos certeza absoluta de que Liverpool não siginifica de forma alguma o “piscina de fígado” da tradução literal, OK?
Celso Rommel