Indicada ao Oscar de melhor canção, That Thing you do! (título original) foi lançado em VHS no Brasil época pela extinta Abril Vídeo, em DVD em abril de 2002, pela FOX VÍDEO DO BRASIL e comercializado em bancas de jornais em dezembro de 2002, encartado na edição N° 1 da revista Vígula, pela Probanca Com. Exp. E Imp. LTDA, com sede à Av. Paulista 807, 10° andar, Sala 1004, Cerqueira César, São Paulo - SP. Refere-se á uma banda dos anos 60, prestes a entrar no mundo da fama.
O Guy Patterson (Tom Everett Scott) trabalha na loja de seu pai e toca bateria no seu tempo vago apreciando, ouvindo e acompanhando seu estilo favorito o jazz. Um dia ele foi escalado para substituir o baterista de uma banda que havia por acidente fraturado o braço. O Guy concorda, mas na hora de tocar a canção, uma balada de amor chamado "That Thing you do!", ele se entusiasma e aumenta o ritmo da canção em 4 batidas, alterando totalmente o destino da banda.
Assistindo o filme irão apreciar as riquezas dos pequenos detalhes, da cenografia e do figurino da época. Apesar de ter sido vítima dos críticos, "That Thing you do!" faz menção aos Beatles (cenas copiadas de programas onde eles participaram quando estiveram nos EUA, além do estilo do personagem do Tom Hanks, igual ao Brian Epstein), quem assistiu ao filme reconhece o estilo da fonte usada no título "That Thing you do!" (é a mesma que usavam para os monkees).
Em suma, uma comédia divertida e engraçada onde o autor, faz uma homenagem voluntária ou não para estas bandas.
Quem assistiu no cinema ou alugou nas locadoras o VHS do That Thing you do!, lembra da cena em que eles estiveram no programa do Ed Sullivan (quem gosta de Beatles sabe que a cena usada, foi de uma das apresentações da primeira visita dos Beatles nos Estados Unidos). Quando o Ed Sullivan fala "Senhoras e senhores com vocês The Beatles", a voz do apresentador no momento em que ele fala The Beatles, foi substituída grotescamente por outra voz que dizia: "The Wonders".
Até as tomadas feitas no filme That Thing you do! com o grupo, foram copiadas das tomadas feitas com os Beatles durante sua apresentação, inclusive a cena em que aparece o cantor em close com os dizeres que ele era noivo, o que ocorreu com o John Lennon só que no lugar do noivo, obviamente foi escrito "casado".
No DVD refizeram a cena do Ed Sullivan (sem dar nenhuma explicação), colocando um ator como um apresentador fictício do programa.
Ficha Técnica
Título Original: That Thing You Do!
Gênero: Comédia Musical
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1996
Estúdio: 20th Century Fox
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Tom Hanks
Roteiro: Tom Hanks
Produção: Jonathan Demme, Gary Goetzman e Edward Saxon
Música: Adam Schlesinger e Howard Shore
Direção de Fotografia: Tak Fujimoto
Desenho de Produção: Victor Kempster
Direção de Arte: Dan Webster
Figurino: Colleen Atwood
Edição: Richard Chew
Efeitos Especiais: D.Rez
Elenco:
Tom Everett Scott (Guy Patterson)
Liv Tyler (Faye Dolan)
Johnathon Schaech (James Mattingly II)
Steve Zahn (Lenny Haise)
Tom Hanks (Mr. White)
Charlize Theron (Tina)
Obba Babatundé (Lamarr)
Giovani Ribisi (Chad)
Chris Ellis (Phil Horace)
Alex Rocco (Sol Siler)
Bill Cobbs (Del Paxton)
Peter Scolari (Troy Chesterfield)
Rita Wilson (Marguerite)
Chris Isaak (Tio Bob)
Robert Torti (Freddy Fredrickson)
Jonathan Demme
Colin Hanks
Ethan Embry
Informações Especiais:
Duração: 108 Minutos.
Idiomas: Inglês 5.0;
Espanhol 2.0 Surround;
Português 2.0 Estéreo.
Legendas
Inglês, Espanhol e Português.
Menus
Inglês, Espanhol e Português.
Sinopse
Em 1964, logo após os Estados Unidos serem "tomados" pelos Beatles, surge em uma pequena cidade da Pensilvânia os Oneders, mais tarde rebatizado pelo empresário como Wonders. Porém, às vésperas de uma apresentação de calouros, o baterista do grupo quebra o braço, o que faz com que, em cima da hora, um jovem infeliz (Tom Everett Scott) que trabalhava na loja de eletrodomésticos da família seja convidado para substituí-lo. O jovem baterista, um aficionado de jazz, imprime durante a apresentação uma batida mais ritmada no que deveria ser uma balada, causando o descontentamento do vocalista e compositor do grupo (Johnathon Schaech). Mas seu instinto funcionou e a música se torna sucesso nacional, levando o grupo aos primeiros lugares da Billboard.
Premiações
- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção ("That thing you do!").
Curiosidades
- The Wonders - O Sonho Não Acabou é o primeiro filme dirigido por Tom Hanks, que também escreveu o roteiro do filme.
- Os quatro atores que formavam a banda The Wonders no filme tocaram juntos durante várias semanas antes do início das filmagens, para que pudessem se entrosar como se fossem uma banda verdadeira. Entretanto, na maioria das cenas do filme eles são dublados por músicos verdadeiros.
- Inicialmente Tom Hanks era contrário à escalação de Tom Everett Scott para interpretar o personagem Guy Patterson, devido à sua semelhança com o próprio Hanks quando jovem. Foi a esposa de Hanks, Rita Wilson, quem o convenceu que Scott era a melhor opção para o papel.
- Estão listados nos créditos do filme os personagens Mickey Mouse e Pateta.
- O diretor Jonathan Demme (Bem-Amada, O Silêncio dos Inocentes) é um dos produtores de The Wonders - O Sonho Não Acabou.
Por Flavio Gervásio