Descoberto acetato com a gravação original de "Happiness Is a Warm Gun"


Um homem ficou surpreso ao descobrir uma gravação rara dos Beatles de £10.000, que estava em uma pilha de “lixo” enquanto limpava a casa de seu pai depois que ele morreu. Derek Plant encontrou a versão original da faixa do White Album “Happiness is a Warm Gun”, em uma capa de disco de Ken Dodd que ele estava prestes a jogar fora.

O pai de Derek havia comprado o disco em meio uma caixa de álbuns antigos, em uma feira de carros, 40 anos atrás Ele não percebeu que a gravação demo de acetato de 7'', que difere significativamente da versão final usada no álbum de 1968, estava na caixa. Quando ele morreu, em 2009, Derek ficou com os discos, mas manteve a caixa em sua garagem.

Mês passado Derek colocou a caixa em sua van para levá-la ao aterro sanitário e, meio por acaso, viu esse disco de acetato, quando ele escorregou da capa de um LP Ken Dodd and the Diddymen e caiu sobre seu carro. Derek, 50, viu então a letra vermelha na etiqueta do disco que dizia “Happiness Is a Warm Gun In Your Hand” e a palavra “Beatles”. Ele percebeu que era a gravação original da música quando a colocou em seu toca-discos.

Uma tuba que se pensava ter sido tocada por Paul McCartney pode ser ouvida mais claramente na demo do que na versão final do álbum. Também tem John Lennon cantando "I Need A Fix‘ Cause I’m Going Down" duas vezes seguidas, em vez de apenas uma vez no lançamento comercial final. O título também era diferente, pois as palavras “… In Your Hand” não foram incluídas na faixa do álbum.  Outras pesquisas revelaram que o acetato foi um dos dois feitos no Abbey Road Studios a pedido de Paul McCartney, que queria mostrar para sua namorada Linda.

Derek, um pai de dois filhos morador de Fleetwood, Lancashire (Inglaterra), o colocou à venda em um leilão e espera-se que seja vendido por mais de £10.000.

“Eu coleciono vinis há anos e estava limpando minha garagem e decidi levar uma pilha de discos para a caridade", conta ele. “Eu tinha uma caixa com registros de más condições que decidi levar pro aterro. Quando joguei a caixa na van, um álbum de Ken Dodd caiu no carro e, quando o peguei, esse acetato caiu da capa. Eu soube imediatamente o que era, tendo colecionado os Beatles por anos. O álbum de onde saiu fazia parte da coleção do meu falecido pai e estava armazenado na minha garagem por anos. Ele teria comprado a caixa inteira em uma feira de quinquilharias ou algo semelhante na década de 1980. Duvido muito que ele soubesse que o acetato estava lá. Eu não tinha ideia de que estava lá. Se o álbum não tivesse caído da caixa, o acetato nunca teria sido encontrado e seria descartado no aterro. Alguém me disse que é uma peça de museu, um pedaço da história dos Beatles”.

Dan Hampson, da Omega Auctions of Newton-le-Willows, Merseyside, disse: “Este é um achado enorme. É uma versão diferente de uma música que acabou no White Album e é um pedaço maravilhoso da história dos Beatles. Achamos que é uma das duas cópias existentes. O disco está em muito bom estado. Existem algumas marcas e arranhões, mas ele toca sem problemas e sem pulos ou saltos".

O historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, escreveu sobre as gravações de acetato em seu livro The Complete Beatles Recording Sessions: “Uma tuba que por acaso estava no estúdio foi gravada neste dia, provavelmente tocada por Paul, embora sua presença seja quase inaudível no produto final".  De acordo com Lewisohn, depois que os Beatles terminaram de gravar, seus engenheiros de som fizeram duas tentativas para criar uma mixagem mono utilizável da faixa. Estes não foram considerados bons o suficiente, mas os acetatos foram criados a partir de uma dessas mixagens para John, Paul, George e Ringo ouvirem. Posteriormente, foi decidido que alguns dos sons incluidos em overdubs precisavam de ajustes e foi tomada a decisão de colocar a tuba mais abaixo na mixagem.

A venda ocorre no dia 28 de setembro.